terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Grupos Sanguineos'

Esta tabela, mostra os tipos de Sangue, para quem quiser saber, para qual pode doar, ou de qual pode receber ..

Atividades dos Músculos ..


Os Músculos'

Cada parte do corpo humano possui uma funcionalidade específica para o perfeito desempenho do conjunto. Presentes no corpo inteiro, os músculos, além de contribuírem para a forma externa, representam a parte ativa do aparelho locomotor, fazendo a ligação do sistema nervoso com os ossos. São responsáveis pelos movimentos e, simultaneamente, pela estabilidade do esqueleto, mesmo quando o indivíduo está em repouso, bem como outras partes do corpo como os olhos, a língua, a laringe etc. Em outras palavras, do piscar de olhos à corrida, o indivíduo depende do funcionamento muscular.


Os três tipos de músculos existentes são os “músculos estriados”, os “músculos lisos” e os “músculos cardíacos”. São classificados em “voluntários” e “involuntários”, sendo que os primeiros, como o próprio nome já diz, se contraem de acordo com a vontade do indivíduo, são os músculos do esqueleto. Possuem uma contração rápida e brusca, sendo, com exceção do esfíncter anal, formados por fibras musculares dotadas de estrias, o que lhes concedem o nome de “músculos estriados”.

Os músculos involuntários são comandados pelo sistema nervoso vegetativo e não sofrem qualquer controle por parte do indivíduo. Formam as paredes das víceras, aparelho respiratório e aparelho circulatório, com relaxamento e contração lentos. Exceto o coração, que possui músculo estriado, os músculos involuntários são formados por células musculares sem estrias, daí o fato de serem chamados por “músculos lisos”.

A maioria dos músculos é dotada de tendões, que os permitem a inserção sobre ossos, o que irá classificá-los, de acordo com a quantidade de extremidades usadas, em bíceps (duas extremidades), tríceps (três extremidades) ouquadríceps (quatro extremidades).








Os músculos podem ser divididos, devido à sua localização, em “músculos superficiais” e “músculos profundos”. Os superficiais, rudimentares e escassos, estão logo abaixo da pele, e são inseridos por uma ou duas extremidades na camada profunda da pele, encontrados em sua maioria na cabeça, face, pescoço e mãos. Já os músculos profundos possuem inserção em pontos do corpo como os olhos, laringe e língua, por exemplo.
De acordo com sua localização os músculos podem ser agrupados em:
  • Músculos da cabeça e do pescoço;
  • Músculos do tórax e do abdome;
  • Músculos dos membros superiores;
  • Músculos dos membros inferiores.
Alguns dos principais músculos do corpo são o Trapézio, Grande Dorsal, Glúteo Máximo, Ísquiotibiais, Tríceps Sural, Deltóide, Tríceps Braquial, Peitoral, Bíceps, Braquioradial, Reto Abdominal, Oblíquo Externo e Oblíquo Interno, Sartório, Íliopsoas, Adutores, Reto Femoral,Vasto Lateral,Vasto Medial e Intermédio, e Tibial Anterior.

NOSSO ESQUELETO'


ESQUELETO HUMANO'

O esqueleto humano tem como função principal proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o encéfalo, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno. Os ossos também realizam a produção das células sanguíneas.
Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio.
É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões.
O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do útero da mãe.
Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e ascartilagens.
Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
                                                                                                                                                                                                        
Tipos de ossos 


Ossos longos: o comprimento são os ossos mais curtos de uma forma diferente dos outros, por isso ele tem a função de proteger os órgãos vitais sobre a largura e a espessura. As extremidades são chamadas de epífises: proximal (mais próximo do cíngulo)e distal, o corpo do osso é chamado diáfise. Ex: fêmurtíbiarádioulna.
·         Ossos curtos: têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex: ossos do carpo e ossos do tarso.
·         Ossos sesamóides: todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ex: patela.
·         Ossos laminares: (que faz cair em desuso o termo plano): têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Ex: escápulailíacocostelas, etc.
·         Ossos irregulares: não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: vértebrassacro, etc.
·         Ossos pneumáticos: ossos irregulares localizados no crânio e que apresentam cavidades que contém ar. Ex: frontalesfenóidemaxilar, etc.

EXCREÇÃO'


A EXCREÇÃO'


A composição relativamente estável dos fluidos orgânicos é em grande parte garantida pela excreção, que permite a remoção das substancias em excesso, ou sua economia, se estiver faltando. Essa regulação contínua corresponde a um equilíbrio dinâmico, fator que leva a homeostase.
A excreção tem dois papéis básicos:
· Eliminação de substancias tóxicas de origem celular. Amônia, uréia e ácido úrico são substancias tóxicas nitrogenadas, originadas do metabolismo das proteínas. Acima de certa concentração nos líquidos biológicos, causam intoxicação das células e ate a morte.
· Regulação do equilíbrio hidrossalino (osmorregulaçao). Todas as células do organismo estão mergulhadas no sangue e em outros fluidos, com os quais se mantêm em equilíbrio osmótico. Qualquer modificação na concentração desses fluidos afeta diretamente as células, acarretando a entrada ou perda excessiva de água, no ultimo caso a chamada desidratação.

                         O Sistema Urinário



Os rins são órgãos pares, localizados na região dorsal, na linha da cintura, um de cada lado da coluna vertebral. Têm o aspecto de um grão de feijão e medem cerca de 10 por 5 cm. Externamente são protegidos por uma resistente cápsula de tecido conjuntivo fibroso.
Suas unidades excretoras, na realidade microfiltros, são os néfrons. Há cerca de 1 milhão de néfrons em cada rim.
A região central do rim que recolhe toda a urina é a pelve renal. Ela se estreita na saída do rim e passa a chamar-se ureter, um longo e fino canal que leva a urina á bexiga. Da região inferior da bexiga sai a uretra, um canal de expulsão de urina. Junto á saída do ureter, entra no rim uma grossa artéria renal e sai uma veia renal.

A formação da urina
 

A formação da urina é fundamentalmente um processo de filtração-reabsorção seletiva, integrado com mecanismos reguladores neurormonais.
O capilar de entrado do glomérulo apresenta alta pressão arterial, indispensável á eficiente filtragem do plasma. O liquido filtrado coletado pela cápsula é praticamente o plasma sangüíneo, sem proteínas. Esse liquido é chamado filtrado glomerular e contem água, sais, glicose, aminoácidos, vitaminas, uréia, etc.
Ao longo dos túbulos do néfron ocorre a reabsorção das substancias que saem do capilar glomerular. Algumas delas são reabsorvidas por transporte ativo, com gastos energéticos; outras, como a água, são arrastadas passivamente por osmose.
A formação da urina é um processo de filtração, seguido de uma reabsorção ativa, pois nem todas as substancias filtradas são obrigatoriamente reabsorvidas, tudo que ainda é útiu é reabsorvido.


O volume da urina
Na arteríola aferente que forma o glomérulo, a pressão é de 70 a 80 mmHg. A cada minuto é produzido um volume de 120 a 130 mL de filtrado aglomerular, que resulta em apenas 1 mL de urina, significa que 99% da água do filtrado é reabsorvida, voltando para o plasma sanquineo.
Se a pressão arterial na arteríola aferente cai para 50 mmHg, ou menos, cessa a produção de urina por impossibilidade de filtração do plasma nos glomérulos 
.


A composição da urina


A urina apresenta 95% de água e 5% de substancias orgânicas e inorgânicas dissolvidas. Em 1 litro de urina, cerca de 25 g são de uréia, o restante são basicamente de sais (9 g de NaCI), creatinina, ácido úrico e amônia.

A CIRCULAÇÃO'


Sistema Circulatório

O sistema circulatório é o sistema pelo qual são transportados nutrientes (como aminoácidos, eletrólitos e linfa)) gases,, hormônios,, hemácias etc. Para as células do organismo e também a partir delas, a fim de defender o corpo contra doençãs, regular a temperatura corporal, estabilizar o pH e manter a homeostase. Faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo.
Este sistema pode ser visto, estritamente, como uma rede de distribuição do sangue, mas alguns consideram que o sistema circulatório é composto pelo sistema cardiovascular, que transporta o sangue, e pelo sistema linfático, que distribui a linfa.

                              

                     Sistema circulatório no ser humano

O sistema circulatório humano é composto pelo sangue, condutores (veias e artérias) e coração. O coração é o órgão que bombeia o sangue.
O sistema vascular é composto pelos vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. Como a pressão do sangue no lado arterial é maior, comparando com as veias, resultando ser a parede das artérias mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração; dentro delas há válvulas que impedem o refluxo do sangue. Os capilares são vasos microscópicos, com apenas uma camada de células e uma camada basal e que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.
O sangue segue um caminho contínuo, passando duas vezes pelo coração antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir, desta maneira, o sistema circulatório em dois segmentos: a circulação pulmonar e a circulação sistêmica.

                 Circulação pulmonar


A circulação pulmonar ou pequena circulação inicia-se no tronco da artéria pulmonar (que sai do ventrículo direito), seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvéolos, possibilitando a hematose - troca de gases). Até aqui o sangue é venoso - rico em gás carbônico. A partir daqui o sangue é arterial - rico em oxigênio. Segue: vênulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no átrio esquerdo do coração.



                             Circulação sistêmica

A circulação sistêmica é a parte do sistema cardiovascular que transporta sangue oxigenado do coração para o resto do corpo, e retorna sangue pobre em oxigênio de volta para o coração. A circulação sistêmica é, em termos de distância, muito mais longa do que a circulação pulmonar, transportando sangue para todas as partes do corpo.


PROCESSO DE RESPIRAÇÃO E HEMATOSE PULMONAR'


RESPIRAÇÃO'



Na linguagem vulgar, respiração é o ato de inalar e exalar ar através da boca, das cavidades nasais ou pela pele para se processarem as trocas gasosas ao nível dos pulmões; este processo encontra-se descrito em ventilação pulmonar.
Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio ambiente.

                        
                                      Respiração Pulmonar ..
A respiração pulmonar é o processo pelo qual o ar entra nos pulmões e sai em seguida, num processo conhecido por ventilação pulmonar. É um acontecimento repetitivo que envolve todo o conjunto de órgãos do sistema respiratório.
·         Inspiração - Quando ocorre a entrada de ar nos pulmões, caracteriza-se pela contração do diafragma e dos mísculos intercostais.
·         Expiração - Quando ocorre a saída de ar nos pulmões, caracterizando-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

Durante a inspiração e durante a expiração, o ar passa por diversos e diferentes lugares que fazem parte do aparelho respiratório:
·         Nariz - normalmente, é o primeiro lugar por onde passa o ar durante a inspiração, embora ele também possa passar pela boca.
·         Faringe - comum aos sistemas digestório e respiratório, é um canal que faz comunicação entre a boca e as fossas nasais.
·         Laringe - situado na parte superior do pescoço, é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço.
·         Traqueia - é um tubo cartilaginoso que liga as vias respiratórias superiores às inferiores.
·         Brônquio - ramificam-se para os pulmões e direcionam o ar para os alvéolos.
·         Bronquíolo - mais estreitos do que os brônquios, localizam-se entre estes e os sacos alveolares.

A complexidade dos pulmões aumenta conforme a independência de água no ciclo de vida do animal aumenta. Nos mamíferos, os pulmões são grandes e ramificados internamente e formam pequenas bolsas: os alvéolos. Gases importantes para a respiração: gás carbônico (CO2) e oxigênio (O2).
No sangue venoso, a concentração de gás carbônico é maior do que a da água ou a do ar em contato com a superfície respiratória, ocorrendo o inverso com o oxigênio.
Desse modo, há difusão de (CO2) para a água ou para o ar e entrada de O2 no sangue. O sangue venoso passa, então, a sangue arterial e este processo denomina-se Hematose. 


sábado, 30 de novembro de 2013

Como a Digestão Acontece no Corpo Humano'

 Passo a passo do que acontece com os Alimentos dentro do nosso corpo, através dos nossos órgãos do Sistema Digestório ..


Sistema Digestório Humano'

Para serem aproveitados pelo organismo, certos nutrientes, têm de ser transformados em  moléculas menores .. Essa transformação é chamada de digestão e acontece em um tubo, chamado tubo digestório, que começa na boca e termina no ânus .. Abaixo encontramos a imagem do tubo digestório completo :



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Alimentação Saudavel ..

Descobertas de Mendel ..


     Neste video se explica o processo de cruzamento entre as plantas altas e as plantas anas , que Mendel utilizou para se explicar a Genetica ..

           

A Importância dos Alimentos ..

Todos alimentos que ingerimos possuem certas substâncias , podendo elas serem boas ou prejudicias para o nosso organismo , basta conhecermos o que estamos comendo ..

                                          

Genótipo e Fenótipo ..

                                              Diferença entre Genótipo e Fenótipo ..
 

Características Hereditárias ..


DST's


                                As DST's são doenças transmitidas através das relações sexuais ..


Parto Cesariano ..


O Parto Normal ..


Ovulação , Menstruação e Período Fértil


Fecundação de Gêmeos ..


Da Fecundação ao Nascimento ..


terça-feira, 28 de maio de 2013

Puberdade e Adolescência ..


Mais sobre a Divisão Celular ..


Mais Sobre Tecidos ..

Ooh Tecido Epitelial ..

Ooh Tecido Conjuntivo
 

Ooh Tecido Muscular ..
 

 Ooh Tecido Nervoso ..

Ooh Organismo Humano'

               Ooh nosso Organismo , tem a seguinte formação ..

        - As CÉLULAS são as menores unidades do nosso corpo ..


                  - Um grupo de células semelhantes juntas , formam TECIDOS ..

- O agrupamento de tecidos , formam os ÓRGÃOS ..
 

- Um agrupamento de órgão formam , os SISTEMAS ..

- Ooh agrupamento de todos os sistemas , forma o ORGANISMO ..


 


Mais sobre as Células ..


Metodos Anticoncepcionais ..


Reprodução ..






.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Sistema Genital ..

                                           - Sistema Genital Masculino .. 
    Testículos - Produtores de Espermatozoides ..
    Epidídimos - Onde os Espermatozoides completam o amadurecimento ..
    Escroto - É como uma bolsa que fica abaixo do pênis , onde se localizam os testículos ..
    Uretra -  É um canal que passa por dentro do pênis e é comum aos sistemas urinário e genital, ou seja, por esse canal são conduzidos o esperma e a urina ..
    Glândulas Seminais e Próstata - Facilitam a " Viagem " dos espermatozoides ..
     Pênis - É o órgão copulador masculino ..
     Ejaculação - Ee o processo onde o esperma e expulso do corpo , através da uretra ..




                            Sistema Genital Feminino ..                                      - Ovários - Produtores dos óvulos .. 
- Óvulos - Gametas Femininos ..
- Ovulação - Nome que se dá ao processo de liberação do óvulo , pelo ovário ..                
Tubas Uterinas - Onde ocorre a Fecundação ..
Útero - Onde o embrião de Desenvolve ..
Vagina - Canal que liga o útero ao meio externo ..       




Tecidos ..

              Ooh agrupamento de células semelhantes no nosso corpo formam os TECIDOS ..

                                    OS PRINCIPAIS TECIDOS :
          - Tecido Epitelial - Tem a função de REVESTIMENTO E SECREÇÃO ..

      
        
  - Tecido Conjuntivo - Tem a função de SUSTENTAR , PREENCHER , TRANSPORTAR E DEFENDER .. 
               Aa vários tipos de tecido Conjuntivo entre eles :
      - Tecido Cartilágineo - Tem a função de SUSTENTAR ..
      - Tecido Ósseo - Tem a função de SUSTENTAR ..
      - Tecido Adiposo - Tem função de PREENCHER E ARMAZENAR RESERVAS ..
      - Tecido Conjuntivo Propriamente Dito - Tem função de PREENCHER'

                  LEMBRANDO QUE O TECIDO CONJUNTIVO É O TECIDO MAIS ABUNDANTE NO CORPO HUMANO ..


  - Tecido Muscular - Tem como função a MOVIMENTAÇÃO ..



       
          - Tecido Nervoso - Tem como função a recepção e a condução dos estímulos nervosos ..

Divisão Celular ...

  As celulas Haploide são as células , que possuem em seu núcleo apenas um cromossomo de cada tipo , essas células são os nossos gametas .. Feminino - Óvulo .. Masculino - Espermatozoide .. Nesses gametas nós temos n = 23 ( 23 cromossomos ) ..
   As células diploides  são as que possuem em seu núcleo dois cromossomos de cada tipo .. Essas células são as demais partes do corpo , com exceção dos gametas .. Nessas partes do corpo como a mão , temos 2n = 46 ( 46 cromossomos ) ..



                  Mas como foi a formação e a divisão desses cromossomos ??

  - Para a formação das partes do corpo como a mão , aconteceu a MITOSE , que é um tipo de divisão celular , onde a célula mãe , origina duas células filhas com o mesmo número de cromossomos nela existente ..
  - Ee para a formação dos gametas , acontece a MEIOSE , onde a célula mãe , origina quatro novas células filhas com a metade do número de cromossomos nela existente  ..

     
            Lembrando que um dia todos nós já fomos uma célula - ovo ou zigoto .. Ela se formou na fecundação , na união de um espermatozoide a um óvulo .. Ee desde que nascemos já tinhamos trilhões de células , graças a MEIOSE e a MITOSE ..

sábado, 25 de maio de 2013

Celulas ..

             Célula Vegetal .. Ela tem 3 organelas a diferencia da Animal .. Ela tem Parede Celular , que a ajuda a se manter firme .. Cloroplasto organela que ajuda na fotossíntese e grandes vacuolos  , que na animal tem , mais são pequenos vaculos .. Eee esses vacuolos são reservátorios de agua ..

 

 

    Está é a célula de nós seres vivos , e também dos outros animais vivos .. 

 

Organelas presentes nas células : 

Membrana Plasmática .. A película que envolve a célula , separando sua parte interna do material extracelular ..

 

Citoplasma .. Ee toda porção existente entre a membrana plasmática e o núcleo ..

 

Núcleo .. Ee um corpúsculo  que contém o material genético e que regula as atividades celulares ..

 


            Mitocôndrias ... São as organelas responsáveis pela produção de energia ..



                                                                                                                                                         Ribossomos .. Organela responsável pela produção de proteínas ..

 

 

        Reticulo Endoplasmatico .. Organela responsável pela distribuição de substâncias .. Quando é liso não tem ribossomos , e quando é granuloso , tem os ribossomos ..


          Complexo de Golgi .. Eee a organela responsável pelo armazenamento de proteínas ..

 

Lisossomos .. Ée a organela responsável pela digestão celular ..

 

  Centríolos ..  Ée a organela responsável pela divisão celular ..